O jogo Alfabeto Melado foi o primeiro projeto feito pela Ludium, e o primeiro de muitos projetos da parceria Ludium e Redalgo, a única empresa do Brasil qualificada pelo MEC para produzir jogos eletrônicos educativos para escolas de ensino fundamental.
O jogo será lançado em escolas de ensino público e privado do Brasil inteiro e seu objetivo é fazer com que crianças que acabaram de aprender o alfabeto possam treinar a escrita e uso das letras de forma divertida, frisando o aprendizado e se divertindo aprendendo novas palavras com a letra aprendida.
O visual do jogo foi feito pensando justamente nesse público, por isso usamos decisões artísticas com cores pasteis, e uso moderado de saturação para que não haja estresse visual. Todo elemento gráfico presente no jogo foi pensado de forma que fosse de fácil familiarização para a criança, como o estilo realista do fundo de papel, (que serve também para a criança seja estimulada a não apenas brincar com o iPad, mas brincar com livros de verdade e papel e caneta), o estilo cartunesco das figuras, semelhante a seus cartums favoritos da TV e a ideia de colagem, uma atividade recorrente nas escolas.
A falta de enfeites em volta do gameplay foi uma difícil decisão para a arte, pois qualquer coisa além (como foi comprovada nos testes) iria distrair as crianças e tirar o foco do jogo.
Aqui, um mocape, feito pelo diretor de arte, para colocar todos esses conceitos de arte na pratica.
Este foi o Gamedoc utilizado como guía. Este foi criado internamente, sob orientação do nosso cliente.
O mocape foi rápidamente aprovado pelo cliente, que ficou muito feliz com o estilo escolhido.
Abaixo, o processo de criação das figuras presentes no jogo. Começamos com um esboço simples, feito com referências fotográficas.
Após o esboço, é feita a arte-final.
Cores:
Finalização. Foi criado um layer com textura e efeitos para facilitação do processo, basicamente era só arrastar o desenho a cores pra este layer que ele se transformava nessa peça final.
Espero que tenham gostado do resultado! Até o próximo projeto.
Comments